SILVA , Francisco Geraldo da. Necessidades Fundamentais da Educação Brasileira. Umarizal, 2007, Monografia p. 64. Programa de Pós-graduação (Lato Sensu), Curso de Especialização em Psicipedagogia Fundação Francisco Mascarenhas, Faculdades Integradas de Patos.
RESUMO
O presente trabalho, revisitando a Educação Antiga e a Brasileira têm como objetivo verificar até que ponto a gestão educacional aplicada na escola pública tem contribuído para o sucesso e/ou o fracasso do processo ensino-aprendizagem, evidenciando suas características como também sua organização social e política, o que caracterizamos e refletimos sobre o ideal da gestão educacional pública no Brasil. O estudo da história da educação antiga é imprescindível ao conhecimento da educação atual, pois, esta é um produto histórico. A educação presente é ao mesmo tempo, fase do passado e preparação do futuro. A história da educação pública estuda o passado como explicação do estágio atual, ou seja, o conhecimento do passado é apenas uma chave para entender o presente. Assim, o estudo da história da educação, irá nos servir para encontrar o caminho de uma educação realmente voltada para o desenvolvimento pleno do homem e sua realização como cidadão. A legislação nacional brasileira e as políticas educacionais prescrevem a organização administrativa e pedagógica dos sistemas de ensino de forma descentralizada, democrática e participativa, sempre mostrando como é organizado o ensino das escolas públicas brasileiras.
Palavras-chaves: Educação, Escola Pública, Ensino-aprendizagem, Gestão educacional.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
CAPITULO I - POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL
1.1 Breve histórico político e a gestão educacional
1.2 A nova educação
1.3 Sobre a gestão educacional
RESUMO
O presente trabalho, revisitando a Educação Antiga e a Brasileira têm como objetivo verificar até que ponto a gestão educacional aplicada na escola pública tem contribuído para o sucesso e/ou o fracasso do processo ensino-aprendizagem, evidenciando suas características como também sua organização social e política, o que caracterizamos e refletimos sobre o ideal da gestão educacional pública no Brasil. O estudo da história da educação antiga é imprescindível ao conhecimento da educação atual, pois, esta é um produto histórico. A educação presente é ao mesmo tempo, fase do passado e preparação do futuro. A história da educação pública estuda o passado como explicação do estágio atual, ou seja, o conhecimento do passado é apenas uma chave para entender o presente. Assim, o estudo da história da educação, irá nos servir para encontrar o caminho de uma educação realmente voltada para o desenvolvimento pleno do homem e sua realização como cidadão. A legislação nacional brasileira e as políticas educacionais prescrevem a organização administrativa e pedagógica dos sistemas de ensino de forma descentralizada, democrática e participativa, sempre mostrando como é organizado o ensino das escolas públicas brasileiras.
Palavras-chaves: Educação, Escola Pública, Ensino-aprendizagem, Gestão educacional.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
CAPITULO I - POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL
1.1 Breve histórico político e a gestão educacional
1.2 A nova educação
1.3 Sobre a gestão educacional
CAPITULO II - POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL NO BRASIL
2.1 No período colonial
2.2 No período imperial
2.3 No período republicano
2.1 No período colonial
2.2 No período imperial
2.3 No período republicano
CAPITULO III - CARACTERISTICAS DA GESTÃO
3.1. Gestão democrática na escola pública
3.2. Perspectivas histórica da luta pela democracia
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS
MAIS INFORMAÇÕES ENTRAR NO EMAIL rosse_mey@hotmail.com
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