SILVA, Francisca Araújo da. A Inclusão de Aluno com Necessidades Especiais no Ensino Fundamental da Escola Estadual “Zenon de Souza”. Umarizal, 2007, Monografia p. 74. Programa de Pós-graduação (Lato Sensu), Curso de Especialização em Psicipedagogia, Faculdades Integradas de Patos Fundação Francisco Mascarenhas.
RESUMO
Esta monografia tem como temática central: inclusão de alunos com necessidades especiais no Ensino Fundamental da Escola Estadual Zenon de Sousa, está monografia é composta por três breves capítulos e seus respectivos tópicos, o primeiro capítulo tem como titulo uma caminhada rumo à inclusão, aqui você terá a oportunidade de conhecer todas as bases legais e o percurso histórico que rege a Inclusão de crianças com necessidades especiais, tendo toda uma base uma base teórica sobre o estudo das necessidades especiais. Em seguida o segundo trata do levantamento dos tipos de necessidades educacionais especiais, nela será feito um esboço sobre as NEE fazendo a apresentação sobre as necessidades com todas as suas descrições e como ponto importante para este trabalho será mostrado toda a história do método construído pela autora Maria Montessori, onde este tópico nos traz metodologias eficazes para se tratar de crianças com necessidades educacionais especiais, e concluindo este trabalho irá ser apresentado o terceiro capítulo um estudo de caso com uma criança que mostrar ter necessidades especiais, será apresentado todo o contexto educacional da instituição em que a criança estuda, no estudo de caso será relatado os problemas que uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção enfrenta, assim irão fazer um diagnostico provável e uma forma de intervenção para ajudar a tratar esta necessidade, este trabalho terminará lembrando das possíveis contribuições que podem ser colocadas em prática através do trabalho do psicopedagogo junto ao educador na instituição escolar.
Palavras-chaves: Inclusão, necessidades especiais, crianças, psicopedagogia, escola, professor.
RESUMO
Esta monografia tem como temática central: inclusão de alunos com necessidades especiais no Ensino Fundamental da Escola Estadual Zenon de Sousa, está monografia é composta por três breves capítulos e seus respectivos tópicos, o primeiro capítulo tem como titulo uma caminhada rumo à inclusão, aqui você terá a oportunidade de conhecer todas as bases legais e o percurso histórico que rege a Inclusão de crianças com necessidades especiais, tendo toda uma base uma base teórica sobre o estudo das necessidades especiais. Em seguida o segundo trata do levantamento dos tipos de necessidades educacionais especiais, nela será feito um esboço sobre as NEE fazendo a apresentação sobre as necessidades com todas as suas descrições e como ponto importante para este trabalho será mostrado toda a história do método construído pela autora Maria Montessori, onde este tópico nos traz metodologias eficazes para se tratar de crianças com necessidades educacionais especiais, e concluindo este trabalho irá ser apresentado o terceiro capítulo um estudo de caso com uma criança que mostrar ter necessidades especiais, será apresentado todo o contexto educacional da instituição em que a criança estuda, no estudo de caso será relatado os problemas que uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção enfrenta, assim irão fazer um diagnostico provável e uma forma de intervenção para ajudar a tratar esta necessidade, este trabalho terminará lembrando das possíveis contribuições que podem ser colocadas em prática através do trabalho do psicopedagogo junto ao educador na instituição escolar.
Palavras-chaves: Inclusão, necessidades especiais, crianças, psicopedagogia, escola, professor.
SUMARIO
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
1. UMA CAMINHADA RUMO À INCLUSÃO
1.1 Inclusão: Percurso histórico
1.2 Inclusão: bases legais
1.3 Necessidades Educacionais Especiais
1.2 Inclusão: bases legais
1.3 Necessidades Educacionais Especiais
2. LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
2.1 Apresentação das Necessidades Educacionais Especiais
2.2 Descrição das Necessidades Educacionais Especiais
2.3 A contribuição de Montessori
3. TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERIPERATIVIDADE
3.1. Instituição setor fundamental para o estudo de caso
3.2. Diagnóstico provável e interventação
3.3. Possível contribuição para as necessidades
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERENCIAIS BIBLIOGRAFICOS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERENCIAIS BIBLIOGRAFICOS
MAIS INFORMAÇÕES ENTRAR NO EMAIL rosse_mey@hotmail.com
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