Quem sou eu

Minha foto
Escola Municipal Tancredo Neves Av. Rio Umari, s/nº, São José-Umarizal - RN CEP 59865-000 Fone: 084 (3397-2396)

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

MONOGRAFIA

FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS
FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATU SENSO)
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA


RAIMUNDA MAIA DE OLIVEIRA NETA


UMA ANÁLISE PSICOPEDAGÓGICA DO PRÓ-LETRAMENTO:
APLICABILIDADE NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.



UMARIZAL – RN
2007


RESUMO


Este trabalho propõe uma discussão acerca do papel do professor no contexto escolar e na formação docente, a partir da análise das principais teorias que hoje permeiam o debate em educação. Os professores têm, ao longo do seu tempo de inserção nesse contexto, a preocupação em estar sempre se atualizando, por isso é de fundamental importância que, no percurso dessa formação, sejam enfocadas as necessidades de se trabalhar as dificuldades de aprendizagem dos alunos, a fim de se possibilitar uma atuação pedagógica integrada e contínua frente ao processo formativo do professor. Para alcançar os objetivos delineados para este trabalho, tomou-se como referência o curso de formação continuada PRÓ-LETRAMENTO (Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental), o qual foi analisado à luz dos pressupostos teóricos da Psicopedagogia. Nesse contexto específico de investigação, buscou-se analisar o processo formativo do professor, com o intuito de compreender que a prática docente necessita de constante atualização para mediar os conhecimentos ministrados para os alunos em idade escolar. A análise revelou que o papel do professor necessita ser redimensionado, uma vez que ele deveria ter formação teórica suficiente que instrumentalizasse a sua participação ativa junto ao processo de ensino/aprendizagem das crianças. Nesse sentido, o conhecimento psicopedagógico emerge como uma das alternativas viáveis para a compreensão e para a superação dos problemas de aprendizagem vivenciados por uma parcela significativa dos alunos que freqüentam as escolas dos anos iniciais do ensino fundamental, especialmente as escolas públicas.



Palavras-chaves: Formação continuada, professores, psicopedagogia, prática pedagógica.


SÚMARIO

INTRODUÇÃO
1. A FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA NECESSIDADE O PROFESSOR
1.1. O professor e a escola: necessidades básicas
1.2. Uma visão geral sobre a história da formação continuada
1.2.1. A formação continuada no município de Umarizal- RN
1.3. Construindo a formação: os saberes e as competências docentes
1.3.1. Os saberes
1.3.2. As competências
1.3.3. Construindo saberes e competências: o Pró-Letramento

2. A PSICOPEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
2.1. A Psicopedagogia, o professor e a formação
2.2. A Psicopedagogia em seu contexto histórico
2.3. O diagnóstico psicopedagógico e a formação continuada do professor: quais as contribuições possíveis?

3. O PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR: REFLEXÕES PSICOPEDAGÓGICA SOBRE A SUA APLICABILIDADE
3.1. Aspectos teórico-metodológicos da Pesquisa
3.2. Informações contextuais sobre a investigação
3.2.1. A escola
3.2.2. A professora
3.3. A contribuição da formação para o saber-fazer da professora
3.3.1. A contribuição do Curso de Especialização em Psicopedagogia: subsídios para compreender os problemas de aprendizagem
3.3.2. A contribuição do Pró-Letramento: enriquecimento do exercício docente
3.4. A formação continuada e a psicopedagogia: uma relação solidária
Considerações finais
Referências

INTERESSADOS ACESSAR EMAIL PARA MAIS INFORMAÇÕES...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIVROS EDUCACIONAIS

  • A ESCOLA NA CIDADE QUE EDUCA - MOACIR GADOTTI
  • CONSCIENTIZAÇÃO - PAULO FREIRE
  • DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA, A PEDAGOGIA CRÍTICO SOCIAL - LIBÂNEO
  • DIDÁTICA - LIBÂNEO
  • ESCOLA BÁSICA - LUCKESI
  • MEDO E OUSADIA - PAULO FREIRE
  • ORIGENS E PROSPECTIVAS DO PENSAMENTO POLITÍCO PEDAGÓGICO - PAULO FREIRE
  • PEDAGOGIA DA AUTONOMIA - PAULO FREIRE
  • PEDAGOGIA DA ESPERANÇA - PAULO FREIRE
  • PEDAGOGIA DO OPRIMIDO - PAULO FREIRE
  • PLANEJAMENTO - LUCKESI
  • PROFESSORA SIM,, TIA NÃO - PAULO FREIRE