Quem sou eu

Minha foto
Escola Municipal Tancredo Neves Av. Rio Umari, s/nº, São José-Umarizal - RN CEP 59865-000 Fone: 084 (3397-2396)

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

TEMA: A leitura sob a ótica psicopedagógica no contexto da escola pública

MONOGRAFIA

TEMA: A leitura sob a ótica psicopedagógica no contexto da escola pública

SILVA, Jarlene Mary Marques. A leitura sob a ótica psicopedagógica no contexto da escola pública. Umarizal, 2007, Monografia p. 65. Programa de Pós-graduação (Lato Sensu), Curso de Especialização em Psicipedagogia, Faculdades Integradas de Patos Fundação Francisco Mascarenhas.


Resumo


Este trabalho monográfico intitulado o tema: Leitura sob ótica psicopedagogica no contexto da escola pública, mostrou a luz das teorias psicopedagogicas como se desenvolve o ensino-aprendizagem da leitura nos espaços escolares. Envolvendo os seguintes item de estudo: o ensino de leitura a luz da psicopedagogia onde aponta a importância desse profissional nas instituições de ensino; a leitura na sala de aula; concepções de leitura; dificuldades na prática pedagógica do ensino de leitura; objetivos de leitura na escola; estratégias de leitura na escola; formação do educador: um olhar sobre a leitura nas series iniciais do ensino fundamental; Um olhar pedagógico sobre a leitura na sala de aula e as políticas de inclusão de leitura. Diante destes temas buscou-se fazer uma pesquisa bibliográfica de campo, através dos dados coletados fez-se uma analise, onde verificou-se as causas e os efeitos das práticas pedagógicas de leitura nas instituições de ensino, apresentando diversos fatores causadores dessas dificuldades nas crianças das series iniciais do ensino fundamental. Portanto os subsídios foram necessário para constatação no fenômeno estudado.


Palavras Chaves: leitura – ensino aprendizagem – psicopedagogia – prática – pedagógico.
Sumário



Introdução
Capítulo 1 – O ensino de leitura a luz da psicopedagógica
1.1 A psicopedagogia e o ensino de leitura
1.2 Leitura na sala de aula
1.2.1 Concepções de leitura
1.3 Dificuldades na prática pedagógica do ensino de leitura
Capítulo 2 – Processos de ensino e aprendizagem de leitura
2.1 Praticas de leitura no contexto escolar
2.2 Os objetivos de leitura na escola
2.3 As estratégias de leitura na escola

Capítulo 3 – Formação do educador: Um olhar sobre à leitura nas séries iniciais do ensino fundamental
3.1 Um olhar pedagógico sobre a leitura na sala de aula
3.2 Políticas de inclusão de leitura
4. Considerações finais
5. Referencias bibliográficas
Anexos


INTERESSADOS ENTRAR NO EMAIL. rosse_mey@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIVROS EDUCACIONAIS

  • A ESCOLA NA CIDADE QUE EDUCA - MOACIR GADOTTI
  • CONSCIENTIZAÇÃO - PAULO FREIRE
  • DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA, A PEDAGOGIA CRÍTICO SOCIAL - LIBÂNEO
  • DIDÁTICA - LIBÂNEO
  • ESCOLA BÁSICA - LUCKESI
  • MEDO E OUSADIA - PAULO FREIRE
  • ORIGENS E PROSPECTIVAS DO PENSAMENTO POLITÍCO PEDAGÓGICO - PAULO FREIRE
  • PEDAGOGIA DA AUTONOMIA - PAULO FREIRE
  • PEDAGOGIA DA ESPERANÇA - PAULO FREIRE
  • PEDAGOGIA DO OPRIMIDO - PAULO FREIRE
  • PLANEJAMENTO - LUCKESI
  • PROFESSORA SIM,, TIA NÃO - PAULO FREIRE