TEMA: A leitura sob a ótica psicopedagógica no contexto da escola pública
SILVA, Jarlene Mary Marques. A leitura sob a ótica psicopedagógica no contexto da escola pública. Umarizal, 2007, Monografia p. 65. Programa de Pós-graduação (Lato Sensu), Curso de Especialização em Psicipedagogia, Faculdades Integradas de Patos Fundação Francisco Mascarenhas.
Resumo
Este trabalho monográfico intitulado o tema: Leitura sob ótica psicopedagogica no contexto da escola pública, mostrou a luz das teorias psicopedagogicas como se desenvolve o ensino-aprendizagem da leitura nos espaços escolares. Envolvendo os seguintes item de estudo: o ensino de leitura a luz da psicopedagogia onde aponta a importância desse profissional nas instituições de ensino; a leitura na sala de aula; concepções de leitura; dificuldades na prática pedagógica do ensino de leitura; objetivos de leitura na escola; estratégias de leitura na escola; formação do educador: um olhar sobre a leitura nas series iniciais do ensino fundamental; Um olhar pedagógico sobre a leitura na sala de aula e as políticas de inclusão de leitura. Diante destes temas buscou-se fazer uma pesquisa bibliográfica de campo, através dos dados coletados fez-se uma analise, onde verificou-se as causas e os efeitos das práticas pedagógicas de leitura nas instituições de ensino, apresentando diversos fatores causadores dessas dificuldades nas crianças das series iniciais do ensino fundamental. Portanto os subsídios foram necessário para constatação no fenômeno estudado.
Palavras Chaves: leitura – ensino aprendizagem – psicopedagogia – prática – pedagógico.
Resumo
Este trabalho monográfico intitulado o tema: Leitura sob ótica psicopedagogica no contexto da escola pública, mostrou a luz das teorias psicopedagogicas como se desenvolve o ensino-aprendizagem da leitura nos espaços escolares. Envolvendo os seguintes item de estudo: o ensino de leitura a luz da psicopedagogia onde aponta a importância desse profissional nas instituições de ensino; a leitura na sala de aula; concepções de leitura; dificuldades na prática pedagógica do ensino de leitura; objetivos de leitura na escola; estratégias de leitura na escola; formação do educador: um olhar sobre a leitura nas series iniciais do ensino fundamental; Um olhar pedagógico sobre a leitura na sala de aula e as políticas de inclusão de leitura. Diante destes temas buscou-se fazer uma pesquisa bibliográfica de campo, através dos dados coletados fez-se uma analise, onde verificou-se as causas e os efeitos das práticas pedagógicas de leitura nas instituições de ensino, apresentando diversos fatores causadores dessas dificuldades nas crianças das series iniciais do ensino fundamental. Portanto os subsídios foram necessário para constatação no fenômeno estudado.
Palavras Chaves: leitura – ensino aprendizagem – psicopedagogia – prática – pedagógico.
Sumário
Introdução
Capítulo 1 – O ensino de leitura a luz da psicopedagógica
1.1 A psicopedagogia e o ensino de leitura
Introdução
Capítulo 1 – O ensino de leitura a luz da psicopedagógica
1.1 A psicopedagogia e o ensino de leitura
1.2 Leitura na sala de aula
1.2.1 Concepções de leitura
1.3 Dificuldades na prática pedagógica do ensino de leitura
Capítulo 2 – Processos de ensino e aprendizagem de leitura
2.1 Praticas de leitura no contexto escolar
2.1 Praticas de leitura no contexto escolar
2.2 Os objetivos de leitura na escola
2.3 As estratégias de leitura na escola
Capítulo 3 – Formação do educador: Um olhar sobre à leitura nas séries iniciais do ensino fundamental
Capítulo 3 – Formação do educador: Um olhar sobre à leitura nas séries iniciais do ensino fundamental
3.1 Um olhar pedagógico sobre a leitura na sala de aula
3.2 Políticas de inclusão de leitura
4. Considerações finais
3.2 Políticas de inclusão de leitura
4. Considerações finais
5. Referencias bibliográficas
Anexos
INTERESSADOS ENTRAR NO EMAIL. rosse_mey@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário