TEMA: ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE JOSÉ SAUER: UMA LEITURA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
RESUMO
Este trabalho consiste em uma análise criteriosa de como a avaliação é concebida pelo professor, do 3º ano vespertino do Ensino Fundamental da Escola Municipal Padre José Sauer em Umarizal-RN, e tem como objetivo compreendermos como acontece o processo avaliativo da referida turma. Para fazermos esta investigação se fez necessário trilharmos por diversas contribuições teóricas que abordam os conhecimentos que elucidam o processo avaliativo. Para tanto, buscamos referenciais em Luckesi(2002), Hoffmann (1991, 2004, 2006), Severino (1994), Libâneo (1994), dentre outros que apoiaram as discussões dessa pesquisa. Utilizamo-nos de instrumentos de coleta de dados tais como: entrevista, observação, atividades e provas escritas. Iniciamos o estudo fazendo algumas considerações sobre o homem e como este constrói o conhecimento em seu percurso social, cultural e escolar, assim discutimos o saber construído na prática social, considerando os subsídios advindos do meio, que consequentemente influenciaram o conhecimento institucionalizado. Encerramos os primeiros escritos discutindo a avaliação como processo ideológico. Continuamos o trabalho sobre a avaliação no ensino-aprendizagem, enfocando-a como parte integrante desse, e não como etapa isolada, o que nos oportunizou questionar sobre o que é e para que serve avaliação, analisando o seu significado. Também discutimos a avaliação como processo interacionista, valendo-nos de aspectos da perspectiva sócio-interacionista e psicopedagógica, o que nos oportunizou discutir também sobre o aluno e o professor como sujeitos integrantes do processo avaliativo. Buscamos, mais especificamente, conhecer a realidade da Escola Municipal “Pe. José Sauer”, escolhida como campo de pesquisa. Discorremos sobre o professor e a perspectiva avaliativa, em seguida, os alunos e os resultados de aprendizagem, considerando-os como sujeitos do processo e do resultado. Analisamos a prática pedagógica, evidenciando os retrocessos ali constatados, bem como as perspectivas de avaliação para o contexto atual. Descobrimos que a avaliação utilizada na turma investigada ainda decorre sob os princípios da classificação e seleção.
Palavras-chaves: Avaliação, processo ensino-aprendizagem, prática pedagógica, psicopedagogia.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
1.1 O saber na prática social
1.2 O conhecimento e a escola: a aprendizagem institucionalizada
1.3 A avaliação como processo ideológico
2. A AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
2.1 O que é e para que serve a avaliação
2.2 A avaliação como processo interacionista e a perspectiva psicopedagógica
2.3 O professor e o aluno como sujeitos do processo avaliativo
2.2 A avaliação como processo interacionista e a perspectiva psicopedagógica
2.3 O professor e o aluno como sujeitos do processo avaliativo
3 CONHECENDO A REALIDADE DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE JOSÉ SAUER
3.1 O professor e a perspectiva avaliativa
3.2. Os alunos e resultados do processo de aprendizagem
3.3 A avaliação no contexto da sala de aula: uma leitura da prática pedagógica
3.4 As perspectivas para avaliação no contexto atual: uma possibilidade de mudança
3.3 A avaliação no contexto da sala de aula: uma leitura da prática pedagógica
3.4 As perspectivas para avaliação no contexto atual: uma possibilidade de mudança
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXOS
MAIS INFORMAÇÕES ENTRAR NO EMAIL rosse_mey@hotmail.com
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